terça-feira, 15 de maio de 2012

Low cost

           O conceito Low Cost traduz-se numa democratização da economia, em que todos (ou a maioria), têm acesso a serviços e produtos. Qualquer puto do primeiro ano de ensino superior de um curso de economia, gestão ou qualquer outra coisa, sabe que a diferenciação de preço é consequente da ineficiência da economia.

        Bem sei que todos gostamos de potenciar o nosso consumo, mas facto é que o low cost mata a existência de postos de trabalho... ei além tem de trabalhar! Arrisco-me mesmo a dizer que o low cost mata a classe média.

            Democratização da economia é um conceito bonito! Todos participamos, mesmo que sejamos uns parasitas da sociedade... é como se a economia fosse um ecossistema lol... mais democrático que isto é impossível. Ora subsídios de inserção não compram ténis Nike, e se calhar, mas só SE CALHAR as pessoas que os recebem (os subsídios) deveram ter mais que pensar do que nos ténis Nike, mesmo que em Outlet.

               Choca, mas o capitalismo é um sistema económico como outro qualquer, e este sistema tem muita gente com muito valor, e sem valor nenhum, em que há licenciaturas de tudo e mais alguma coisa. Por exemplo o curso superior de Solicitador, todos podem ser solicitadores, com ou sem curso, eu posso tratar de assuntos do meu vizinho e cobrar-me por isso, desde que o dito vizinho me dê uma autorização... para quê um curso? O argumento mais bonito que ouvi foi: "Foi para reconhecer solicitadores mais experientes"... (?) Na minha cabeça surgiu logo : "Então vamos fazer um curso de empregadas de limpezas?"

           Outra coisa que gostaria de referir, mesmo que desenquadrado do título: "Portugal, hipster da economia mundial" nós já pensávamos que conseguíamos viver do sector serviços antes do Dubai o ter conseguido e bem. lol  A realidade é: " Temos de viver de coisas tangíveis e palpáveis"

                 

Sem comentários: