terça-feira, 29 de maio de 2012

Mas alguém sabe do que fala, neste país?

           Hoje tive tempo para coçar a minha micose! Weeee.... e apreciar verdadeiramente a minha dor de dentes, que vou ter de aturar por mais uns dias... E nada melhor do que ver todos os programas que gravei nos últimos tempos... mais ou menos um mês, que não vejo tv... quer dizer tirando o Games Of Thrones!

          Tinha gravado o "Olhos nos Olhos" do Tvi 24 com Judite Sousa, Medina Carreira e Maria do Carmo Vieira, e estavam a debater-se sobre o estado da educação, a apresentadora deu seus ares de fragilidade como se não tivesse feitos os trabalhos de casa, Medina muito falou em cortes e falta de dinheiro, e a senhora Vieira, expôs o que é do seu conhecimento enquanto professora.


               Ora Maria do Carmo Vieira, é professora do ensino secundário, que de forma emotiva retrata o que experiencia ao longo da sua carreira, que já vai para lá de longa, diz em momentos mais próximos do final do programa refere que ultimamente os trabalhos e teses de doutoramento e mestrado são aglomerado de citações do principio ao fim...

               E foi aqui que a senhora perdeu créditos! A sério... 
A senhora sabe o quanto são postos de lado os alunos do ensino superior, que não pensam e nem fazem trabalhos segundo preceitos (quase arcaicos) by the book? 


O que o aluno questionar o professor mesmo que de forma fundamentada, é determinante negativamente para o ele mesmo? 


O que mostrar que se sabe em determinada área é encarado como chiquespertismo?


Por isso o melhor é mesmo fazer citações, abanar a cabeça mesmo quando nos dizem que o Sol é verde, e dizer sempre que o professor é genial, mesmo que não se percebe bem qual é a especialidade do mesmo.


Sem comentários: