sábado, 7 de julho de 2012

Eutanásia

          São vários os temas sobre os quais eu não tenho opinião formada, que por mais que eu pense neles há sempre um contra-argumento muito forte que não me deixa segura da minha posição. Mas os que mais me incomodam são a Eutanásia e a Transexualidade.

           A minha opinião não vai de encontro com nenhum princípio religioso, em nenhum dos dois temas!

           Eu sou a favor da eutanásia! Eu acredito que o individuo pleno das suas faculdades mentais, possa determinar, perante uma doença terminal, e gradualmente dolorosa e incapacitadora a nível físico. Mas sou contra, no caso de querer morrer porque se quer... A sério eu vi um documentário onde um casal queria morrer junto, e na minha cabeça isso é inconcebível, eles tinham decidido que já chegava viver, que tinham tido uma vida gratificante e que estava na hora... E nem ele, nem ela, queriam viver sem a companhia do outro.

            Mas o meu conta-argumento a mim mesma, diz-me, que antes uma morte assistida do que o casal por convicção morrer em casa, tendo um de matar o outro e depois matar-se... É aqui que a minha opinião se difunde, se torna pouco clara, porque parte de mim, quer acreditar que cada um pode fazer o que quer, e outra quer norma e "moralidade"... (seja lá o que isso for).

            Pessoas que querem morrer só porque o mundo não faz sentido, sem a companhia do seu par, não precisam de "morte assistida", precisam de tratamento... É isso que a normalidade da sociedade nos diz... essa normalidade que dita que somos um todo coeso... mas que somos nós para determinar o que os outros deveriam achar normal?   

             A transexualidade fica para outro post...    

Sem comentários: