quinta-feira, 26 de julho de 2012

ano europeu do envelhecimento activo e da solidariedade entre gerações

Já vamos a meio do ano e ainda não me impôs a por em prática o que me tinha proposto a fazer por esta iniciativa aprovada pelo Parlamento Europeu para este ano... Não que eu tenha alguma coisa a acrescentar ao "envelhecimento activo"... mas no que toca à solidariedade entre gerações.. aí é que eu entrava, ou melhor entro!

Pois eu gostava... e muito de fazer trabalho voluntário junto da terceira idade, e fazer o quê? Ler... Eu gostava de ler para velhinhos, do género: Olá bom dia eu sou a Sara e hoje vamos começar a ler o livro Madame Bovary (eu gosto mesmo muito deste livro e gostaria que fosse o primeiro). Um capítulo por dia não atrapalhava, não aborrecia ninguém!


O que me tem impedido, não é a falta de tempo, é a coragem, há instituições em Cantanhede e mesmo nas freguesias vizinhas que prestam serviços a esta faixa etária mais avançada... e se acharem a "coisa" totalmente descabida? ou mesmo se os velhotes não me quiserem? ou pior ainda: se eu começar a envolver-me emocionalmente com eles?

Quanto à última questão, tenho a dizer em minha defesa que sou uma lamechas, vivo o problema dos outros, e tenho de me proteger emocionalmente... se é frio aos vossos olhos, eu respeito, cada um tem a sua visão da vida, mas eu já me dei mal emocionalmente, e penso que tenho de me salvaguardar...

A velhice é um estágio que deveria ter mais dignidade, fisica e mentalmente, e muitas vezes nem é uma questão de recursos, mas sim do processo que é envelhecer. As pessoas de terceira idade não deviam estar em "velhões", abandonadas pela família!


Sem comentários: